pinsConsiderado um dos melhores programas de intercâmbio do mundo, o Programa de Intercâmbio de Jovens teve sua origem brasileira em Belo Horizonte, iniciado pelo médico e professor Ruy Pimenta Filho em 1967. Do Distrito 4760 já participaram mais de 2.000 jovens que foram morar durante um ano no exterior em aproximadamente 32 países diferentes.  A seleção dos jovens é rigorosa e os testes acontecem normalmente uma vez por ano, para jovens de 15 a 17 anos e  primeiro grau completo. Comparando com os demais programas de estudo no exterior, o do Rotary é o de menor custo para a família além de sua excelente qualidade e grande segurança.

Histórico

Os primeiros intercâmbios da história têm início em 1929, apenas dentro do continente europeu. Dez anos mais tarde, o sistema chegava até os Estados Unidos. Em 1972 o Rotary International torna-se um programa oficial mundial de intercâmbios.

Hoje, 82 países estão envolvidos no Programa de Intercâmbio do Rotary International que conta com a participação de aproximadamente 8000 mil jovens todos os anos.

Com mais de 34.000 clubes em cidades e capitais de todo o mundo, o Rotary International conta com uma imensa rede de voluntários prontos para servir dentro ou fora de suas comunidades, patrocinando um dos maiores programas de intercâmbio de jovens do mundo.

No Brasil, a procura pelos serviços do Rotary é intensa. Em 2001, por exemplo, o número de intercambistas envolvidos chegou à marca de 1023 jovens, o que representa 55% dos intercambistas da América Latina.

Do distrito 4760 já participaram mais de 2.000 jovens que foram morar durante um ano no exterior em aproximadamente 32 países dos mais variados: África do Sul, Alaska, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Dinamarca, EUA, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Itália, Japão, México, Noruega, Polônia, Repr. Checa, Suécia, Suíça, Tailândia, Taiwan, Turquia, dentre outros.

A seleção dos jovens é rigorosa e os testes acontecem normalmente uma vez por ano para as turmas que partem no ano seguinte. A idade da seleção tem que ser enquadrada entre jovens de 15 a 17 anos e estejam cursando o ensino fundamental até o ensino médio, além de muita vontade de ir morar no exterior. As partidas serão em Agosto.

São valorizadas as atividades extra-curriculares, esportes, artes e conhecimento de atualidades brasileiras na seleção dos jovens.

Região geográfica

Nosso Distrito 4760 é localizado em Minas Gerais e abrange uma área envolvendo desde Belo Horizonte, com quase 2.500.000 habitantes, subindo ao norte e virando para oeste. Além de Belo Horizonte, que também faz parte de outro distrito de Rotary vizinho (4520), as principais cidades do 4760 que hospedam e enviam intercambistas são: Montes Claros, Patos de Minas, Paracatú, Unaí, Contagem, Betim, Carmo do Paranaíba, Pará de Minas, Bom Despacho, Luz, dentre outros.